domingo, 2 de outubro de 2011

um pouco de filosofia Sartreana

    Eu estava morrendo de tédio na quinta passada, quando convidei a minha irmã ( que diga-se de passagem é muito mais cult do que eu [ou pode-se dizer que ela é cult de verdade rs , enquanto eu ainda tento]) para dar um pulinho na livraria Saraiva do shopping , aqui perto de casa. Qual não foi a minha infelicidade em descobrir que essa droga de livraria só tinha livros do James Cook e do Pe. Fabio de Mello ( nem sei se o nome deles se escreve assim, mas whatever dude). Nada contra os dois autores usados na descrição, mas o fato é , que porra é essa ???
    Em uma livraria que se diz MagaStore , e não trás um leque de opções justo?
ou pelo menos que consiga trabalhar com publicos diversos ?
é meio upset, mas ...
    Bom , voltando, por que eu não vou ficar usando esse blog pra ficar reclamando dessa loja , se eu quisesse fazer isso , eu ia no reclame aqui, e não é o caso , por que apesar dos pesares, é uma otima loja, e tem atendido bem a minha necessidade.

    O fato é , perdida no meio de tantos volumes super interessantes ( sinta o quão profundo é o meu sarcasmo) eu me deparei com um livro que eu confesso que li no momento errado , e folheando as paginas , eu me perdi em pensamentos , tentando me lembrar do que se tratava o romance , e naquele primeiro momento, não me veio muita coisa a mente. Algo triste, diga-se de passagem, mas depois de me entediar dentro da livraria , e pagar um preço (meio) absurdo para tomar café , resolvi voltar pra casa.

    E eis que perdida na madrugada, quando eu devia estar me concentrando no meu trabalho, me veio a cabeça, as principais linhas da trama, e tudo o que eu havia percebido naquela minha leitura precoce, e tudo o que eu não havia percebido também, e diga-se de passagem, não é para menos, não espere que alguém que esta na faixa-etária dos 12-15 anos tenha maturidade para assimilar certos valores , e não adianta entrar com exemplos excepcionais, pontos fora da curva não servem de parâmetro , já dizia o bravo professor de calculo


    Enfim, eu vou compartilhar o trecho que me veio a mente naquele bravo momento, lembrando que agora me sinto na obrigação de voltar aquela livraria e fazer aquisição daquele belo exemplar ________________________________________________________________________________

" A liberdade consiste em olhar de frente as situações em que em que entramos voluntariamente e tem de assumir as responsabilidades. Não é por certo sua opinião, você condena a sociedade capitalista, entretanto , é funcionário na mesma. Proclama uma simpatia de princípios pelos comunistas, mas tem cuidado em não se comprometer. Nunca votou. 
Condena a classe burguesa, entretanto, você é filho de burgueses .... Vive entre eles ... Vive com eles ..."


"Liberty consists in looking forward to the situations in which we have entered voluntarily n must take responsibility. There is certainly your opinion, u condemn the capitalist society, however, is the same employee. Proclaims the principles of sympathy for the Communists, but be careful do not to compromise. Never voted.
Condemns the bourgeois class, however, you are the son of bourgeois .... u live between them ... Live with them ... "
Jean-Paul Sartre
L'aige de Raison
Paris, 1945

Nenhum comentário:

Postar um comentário